Anterior

Medicina Tradiconal Chinesa - Descobertas inéditas e grandiosas da Acupuntura são validadas como ciência no Ocidente

A descoberta desse extraordinário conhecimento e ciência que trata e cura pessoas há mais de quatro mil anos, tem um precursor valente e responsável pela disseminação e validação no Brasil: o Professor Doutor Ysao Yamamura, fundador do Center AO, faz a vida valer a pena a cada segundo, enquanto o tempo também caminha a seu favor. Com 75 anos de idade, goza de plena saúde, e continua investindo total energia no desenvolvimento de outros profissionais e no tratamento de milhões de pessoas através das técnicas milenares da Acupuntura.

Dr. Ysao é aquele tipo de médico que todos procuram para compreender e identificar a origem das suas dores e doenças. Com paciência, conhecimento e tarimba orientais, ele investiga as queixas de seus pacientes, observando e examinando, literalmente, cada um deles, da cabeça aos pés. Detalhes que poderiam passar desapercebidos para muitos profissionais da saúde, para ele servem como mapa que evidencia pistas essenciais para um diagnóstico assertivo.

Premiado, internacionalmente, por inúmeros trabalhos científicos que quebram paradigmas e crenças, o Prof. Dr. Ysao Yamamura é Professor Associado Livre Docente e Chefe do Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Entre as novidades associadas aos tratamentos através da Acupuntura, destaca-se também a Acupuntura Estética, eficaz para tratar rugas, manchas, gorduras localizadas e até para levantamento de mamas. Dr. Ysao explica que novas técnicas de Acupuntura estão sendo usadas no Pronto Atendimento de Acupuntura, sem falar da eficiência do tratamento das emoções como cura e prevenção de muitas doenças e males físicos, para as quais utiliza-se o Qi Mental, um conjunto de técnicas que avalia a energia das pessoas e os pontos energéticos que apresentam desequilíbrio ou que precisam ser tratados para restaurar a harmonia e o bom funcionamento do organismo.

Qi Mental – a ponte de ligação com as emoções

O trabalho com as emoções tem se mostrado eficiente na cura de dores e doenças, como também tem revelado, entre tantas outras novidades, a origem de más formações em crianças. Graças às pesquisas e estudos que Dr. Ysao vem realizando, juntamente com sua equipe, ele explica que essas más formações podem ser causadas por emoções que as mulheres sentem, mesmo antes de saberem que estão grávidas. “Quando a mulher sabe que espera um bebê, ela toma mais cuidados, porém no período que vai da fecundação até ela saber que vai ser mãe, os cuidados não são os mesmos, e muitas não tomam cuidado algum”.

Ele relata que tem visto, com frequência, crianças com problemas de má formação, decorrentes do estado emocional de mulheres que enfrentam situações de sofrimento, conflito e estresse, em função de brigas com seus parceiros ou outras pessoas da família, que acabam por gerar sentimentos como raiva, revolta, medo, vontade de morrer. Quando esses sentimentos afloram no período em que o feto está em formação, antes mesmo do diagnóstico de gravidez, podem surgir malformação congênita do coração, da coluna vertebral e dos rins”.

Ele cita a asma e outros problemas que podem decorrer desse processo, como consequência das emoções vividas pela mulher em início de gestação. Ele e sua equipe vem coletando dados e estudando esses tipos de casos a fim de que os médicos do futuro aprendam sobre como evitar essas doenças, inclusive disponibilizando mais informações para as mulheres, e não apenas tentando curar doenças já estabelecidas.

Acupuntura ainda será uma disciplina da Medicina

É fato que a medicina como a conhecemos hoje, deriva da cultura ocidental moderna que pouco leva em consideração os aspectos emocionais do indivíduo, concentrando-se apenas em curar a dor, sem tempo e conhecimento para investigar suas causas, o que tem sido, segundo o Prof. Dr. Ysao, o maior empecilho para fazer da Acupuntura uma Disciplina da Medicina - “Isso se faz necessário porque não podemos agregar-nos à outras disciplinas, uma vez que tratamos o indivíduo, desde antes de seu nascimento até a velhice". Ele afirma que ainda há questões políticas a serem vencidas para tornar a Acupuntura uma disciplina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mas muitos já reconhecem a contribuição da Medicina Chinesa e da Acupuntura para a cultura médica ocidental”.

A teoria das emoções não se restringe, atualmente, à Medicina Chinesa. Ela compõe toda a gama de estudos da Neurociência, Psicologia, Neurolinguística e de muitas outras vertentes científicas, advindas dessas ciências que estão em pauta há décadas, mas somente agora, sabe-se que além das emoções, o que comemos e bebemos, influi diretamente no nosso comportamento emocional, podendo originar doenças graves e crônicas.

Dr. Ysao reafirma que na China, esse conhecimento tem mais de 4 mil anos, embora os fatores emocionais daquela época fossem bem diferentes dos de hoje. “Na verdade, embora naquele tempo eles já soubessem que as emoções são fatores que podem causar doenças, hoje nós damos muito mais valor ao estado emocional passado e presente do paciente. Acredito que daqui mais dez ou vinte anos a maioria dos médicos já tenha se conscientizado de como é importante tratar o ser humano por inteiro”.

Como a mente auxilia o corpo na Acupuntura

Para compreender a abordagem emocional da doença na Acupuntura, Dr. Ysao esclarece que ao inserir a agulha no corpo do paciente, o estímulo vai para o sistema nervoso, dentro da área do sistema límbico, que por sua vez, libera os neurotransmissores que fazem efeito no corpo. “É uma via de mão dupla, explica, - as agulhas ajudam e a mente também. A Acupuntura sozinha não resolve problemas emocionais, mas a cura acontece se houver o auxílio e a interação da mente”.

Emoções como a raiva, por exemplo, tem ligação intrínseca com as dores. Dr. Ysao cita um exemplo muito claro: “Se você briga com alguém e quer bater nessa pessoa, e não pode, começa a doer o braço. Se fica com raiva e não desabafa, ou se resigna, vêm as doenças dos órgãos como coração e fígado. O sentido que a mente deu para essa emoção - a raiva, é que vai trazer a doença”.

Na área da pediatria, as analogias das doenças com as emoções são ainda mais pungentes. Dr. Ysao esclarece que quando a criança é rejeitada desde a vida intrauterina, ela pode reagir de duas maneiras: ou se revolta contra a rejeição ou se submete. Daí surge a personalidade “boazinha” ou a “revoltada”. Ele complementa dizendo que no caso das ‘boazinhas’ que se submetem à rejeição, mostram-se no decorrer da vida como indivíduos que sempre pensam nos outros e nunca pensam em si mesmos. Um contrassenso físico, emocional e espiritual, pois a pessoa que não ama a si mesma, não consegue amar o outro. É uma ironia.

A Escola Paulista de Medicina tem aberto espaço para inovação nesse sentido, e vem apresentando resultados surpreendentes. Ao contrário de outras instituições que ainda se mantém herméticas aos novos conhecimentos da existência e saúde humana, a  Escola Paulista de Medicina já abriu há tempos atendimento em homeopatia, fitoterapia e muitas outras terapias alternativas com eficiência comprovada, inclusive, na prevenção de doenças.

Apesar de já ser disponibilizada há quase 30 anos nos serviços públicos de saúde, somente agora o Ministério da Saúde incluiu, oficialmente, a Acupuntura na lista de práticas integrativas e complementares (PICs) oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além da medicina tradicional chinesa, outros seis novos tratamentos ficam à disposição do público: arteterapia, meditação, musicoterapia, naturopático, e sessões de tratamento osteopático, quiroprático, além do Reiki.

A história de um homem dedicado à Medicina

Nascido na cidade de Apucarana, no Paraná, em 1942, quando era apenas um vilarejo, Dr. Ysao era o caçula de 7 irmãos e filho de pais imigrantes do Japão que vieram ao Brasil trabalhar na lavoura. Ainda um meninote, como se costumava dizer, destacou-se por sua dedicação aos estudos e foi um dos três eleitos de sua turma para estudar na cidade de São Paulo. Isso só foi possível também, porque embora o sonho de seus pais fosse retornar ao Japão, o projeto teve de ser esquecido frente à deflagração da II Guerra Mundial.

Como era de costume na época, suas irmãs foram educadas para serem boas esposas e donas de casa, em contrapartida, ele e os dois irmãos seguiram rumo à universidade com profissões predefinidas pelos pais. Sua mãe sempre acreditou que Dr. Ysao deveria seguir a carreira da medicina, enquanto agronomia e engenharia ficaram a cargo dos outros dois.

Ao chegar na metrópole que mais parecia um gigante para o menino do interior, com suas vestes tingidas da cor vermelha das terras do Paraná, depois de um percurso exaustivo de 24 horas de trem, de cara já teve de enfrentar a gozação dos habitantes da cidade chuvosa. Até o dinheiro que tirou do bolso para pagar o táxi estava rubro de terra, o que obviamente foi motivo de gozação por parte do taxista.

Nesse mesmo dia, quando teve a oportunidade de vislumbrar pela primeira vez, prédios enormes e cinzas, profetizou a si mesmo - Hei de vencer nessa cidade. Com esse espírito chegou na pensão, onde se hospedaria no Bairro da Liberdade, ingressaria no Colégio São Paulo de Piratininga, e seguiria para uma das mais conceituadas faculdades – a Escola Paulista de Medicina, em 1962.

Construção do caminho até a Acupuntura

A vida de estudante não foi fácil, ainda mais por ter de enfrentar a ‘muquirana’ dona do pensionato que só lhe servia arroz, feijão e uma sopa de osso bem ralinha. Proteínas, carnes, ou frutas e verduras, nem pensar. A pobre dieta fez o estudante universitário mudar-se para uma república, onde todos os sete integrantes do local, estudavam e cozinhavam para si mesmos.

Sempre muito tímido, principalmente pelo modo como japoneses e italianos eram tratados no pós-guerra, acabou ficando meio isolado, e ao invés de bater uma bola com os colegas, se interessava mais por anatomia, disciplina da qual tornou-se monitor da turma e que gosta de ensinar até hoje.

Ao perceber que era capaz de fazer alguma coisa útil e valorizada, sentiu-se mais seguro, o que facilitou, inclusive, realizar os partos na Casa Maternal, oportunidade concedida por um de seus professores, logo no terceiro ano da Medicina. Mesmo assim, não foi com a obstetrícia sua maior afinidade no momento de escolher a área em que faria a Residência, e sim com a ortopedia, que lhe parecia mais objetiva, no sentido de que ‘quebrou - conserta’.

Como único residente na época, tornou-se assistente do Prof. Marino Lazareschi, com quem aprendeu a meticulosidade das cirurgias e exames clínicos.  Durante esse período enriquecedor, principalmente, do ponto de vista das descobertas, Dr. Ysao desperta para a propedêutica, uma palavra pouco pronunciada no meio comum, mas de extrema valia em seu significado. Propedêutica é justamente o conjunto de procedimentos pelos quais um paciente é examinado, evidenciando sinais e sintomas, com a finalidade de se chegar a uma hipótese diagnóstica.

Mesmo naquela época, havia pouca investigação clínica, e ele ansiava por saber mais sobre o aparecimento de dores inexplicáveis. Pensava sobre possíveis hipóteses, por exemplo, para dores no pescoço e no braço. Chegava a supor se não seria aquelas dores, consequência de dormir de mau jeito. Mas tudo ainda estava na esfera das possibilidades e observações.

As crianças que reclamavam de dores nos joelhos, ele pensava se não teria íntima relação com a fase de crescimento. Considerava improvável o indivíduo deitar bem e levantar-se com dor, afinal ele já sabia que temos um mecanismo durante o sono que, se a dor aparece, automaticamente, nosso corpo muda de posição.

Foi assim que começou a questionar os porquês de dois pacientes que ele havia operado de hérnia de disco lombar, sendo que ambos estavam nas mesmas condições do exame clínico, e que, no entanto, um se recuperara com sucesso e o outro continuara com as mesmas dores. Na empreitada de descobrir o que havia de errado com o tratamento, observou que o problema não era o tratamento em si, e sim os pacientes que eram diferentes. E mais, o que fazia um paciente ser diferente do outro era seu estilo de vida e suas emoções.

Contraponto do quebra-cabeças da Medicina 

A partir dessa tese muito provável, começou a buscar soluções e iniciou sua longa jornada adentro da Medicina Chinesa e Acupuntura. Sua esposa (já falecida) enfrentou sérios problemas de saúde. Depois de muitas idas e vindas a diferentes médicos, começou a tratar-se com um coreano imigrante. Dr. Ysao notou que suas explicações a respeito dos problemas de saúde de sua esposa tinham lógica, e durante três anos, dedicou-se a estudar e analisar os conhecimentos daquele coreano.

Estudar o assunto não era uma tarefa fácil, porque nos anos oitenta, não havia acesso à literatura médica chinesa, e a saída foi solicitar aos amigos que viajavam ao exterior para trazerem livros de medicina chinesa.

Graças à sua inesgotável curiosidade, encontrou na Acupuntura as explicações que a medicina ocidental não era capaz de lhe dar. Fascinação é a palavra que descreve noites a fio em suas ricas descobertas, até perceber em suas leituras e investigações literárias, que a dor não era proveniente, em muitos casos, de um mal jeito, e sim do sofrimento interno que podia ser notado ao olhar a pessoa com mais acuidade. Portanto, a causa de muitas dores de pacientes que ele atendia, era emocional.

Para dificultar sua aquisição de conhecimento sobre esse universo, também não havia cursos de acupuntura no Brasil e quem praticava a especialidade eram pessoas não formadas em medicina. A solução, então, foi adquirir os livros e criar, aos poucos, uma extensa biblioteca, que de uma maneira autodidata, Dr. Ysao passou a estudar e a praticar a Acupuntura.

Depois de alguns anos de estudo, começou a dar aulas para os colegas, até que em 1992, quando o Professor Laredo assumiu o Departamento de Ortopedia da Escola Paulista de Medicina, surgiu a oportunidade de conversarem sobre Acupuntura, sendo surpreendido com o convite para ministrar um curso que mais tarde, resultaria na inauguração do ambulatório de Acupuntura na Escola Paulista de Medicina.

A iniciativa mostrou-se tão bem-sucedida que o atendimento realizado uma vez por semana, estendeu-se para todos os dias.

Conselho Federal de Medicina reconhece a Acupuntura como Especialidade Médica

Sob a batuta habilidosa e visionária do Prof. Laredo, Dr. Ysao foi cursar o mestrado, um sonho acalentado durante muito tempo, mas que parecia longínquo, mediante suas possibilidades. Porém, com a dedicação e foco que sempre lhe foram peculiares, além da ênfase do amigo ao afirmar com todas as letras que ele seria capaz, assim aconteceu. Em apenas um ano, Dr. Ysao conquistou o título de mestre. E não parou por aí, pois como quem enxerga o potencial de um ser humano, o Professor Laredo propôs outro desafio - o doutorado – que Dr. Ysao também concluiu depois de mais um ano de estudos incessantes.

Como é que é? Livre docência, agora? Exatamente. O médico já reconhecido e com espírito de estudante voraz não podia acreditar que havia mais uma etapa a cumprir. Diga-se de passagem, elas nunca terminam para quem se sente vivo. Continuando... Chegara a hora da Livre Docência, e em 2002, com a vitalidade e confiança do Professor Laredo como aliados, Dr. Ysao torna-se Livre Docente, com a devida gratidão ao amigo, a quem atribui o mérito de trazer o setor de Acupuntura para a Congregação Médica. Algo que muitos colegas nem sabiam que representava um importante pilar de desenvolvimento e conhecimento para a Medicina.

Escola Paulista de Medicina na vanguarda da inovação

O setor de Acupuntura da Escola Paulista de Medicina conta com um laboratório de pesquisa, criado pelo Professor Laredo, como algo inédito no mundo ocidental. “Para criarmos o Pronto Atendimento de Acupuntura, o laboratório de pesquisa foi a base de estudos para mostrar a validade da Acupuntura, com inúmeros artigos e pesquisas publicadas e ampla repercussão no exterior, conferindo visão científica e aprovação pelo Conselho Federal de Medicina que em 1995 a reconheceu como Especialidade Médica”, conta Dr. Ysao.

Com essa iniciativa, os alunos de graduação em Medicina passaram a se interessar cada vez mais pela Acupuntura e acabaram por formar a Liga Acadêmica de Acupuntura - um núcleo acadêmico que trouxe sustentabilidade à Disciplina Eletiva de Acupuntura e recebe estudantes de todo o País.

Hoje existe Acupuntura em outras faculdades e hospitais, que embora sejam setores menores que o da Escola Paulista de Medicina, são também protagonistas dessa especialidade que não pára de crescer e de se desenvolver.

Palavras do coração do Mestre da Acupuntura

"Não posso dizer que a Acupuntura seja um reencontro com minhas raízes, porque na minha infância sofremos opressão e preconceitos que impediram que eu me conectasse com essas raízes. Mas acredito que todos tenhamos uma herança ancestral, e talvez por causa dessa herança eu tenha me tornado mais intuitivo e menos mecanicista. Talvez essa crença venha do fato de que meus pais eram budistas, mas sendo japoneses, numa época de tantos conflitos, não podiam se reunir para professar suas crenças e rituais.

Criado sem religião até os 15 anos, eu era ateu e isso também foi motivo de vergonha para mim, pois na escola havia aulas de catecismo, apenas para quem era católico. Então, aos 16 anos, fui batizado na Igreja Católica. Hoje sou católico, mas não professo, porém acredito em Deus que está dentro de cada um de nós, e cada um pode acreditar no Deus que quiser, seja no Deus de Jesus Cristo, no de Maomé ou no de Buda.

Prof. Dr. Ysao Yamamura e Dalai Lama
Prof. Dr. Ysao Yamamura e Dalai Lama

O ideal é que atinjamos a iluminação para ficar em    paz conosco, com nossos semelhantes e com a humanidade. Vejo um futuro favorável e  precisamos incorporar e ensinar os preceitos mais  importantes da Medicina Chinesa, que é uma  Medicina de 4 mil anos. Se pensarmos bem, dentre  as medicinas antigas é a única que sobreviveu.  Outras desapareceram e, talvez, não tivessem um  substrato tão firme para perdurar. Ademais as  pessoas estão ficando cansadas de tanta tecnologia,  tanta mecanização, e dos efeitos colaterais dos  remédios.

Hoje se procura uma coisa menos agressiva e a Medicina Chinesa é a única que vem atender a esses anseios. Fico admirado ao ver que hoje em dia alguns médicos nem colocam a mão no paciente para examiná-lo, restringindo-se a exames, exames e mais exames, tornando a relação médico-paciente uma coisa tão impessoal. Pergunto-me se a educação médica, atualmente, está sendo adequada.

Tenho duas filhas, a Dra. Márcia que se formou aqui na Escola Paulista de Medicina como médica pediatra e me ajuda nos meus cursos de acupuntura. No ano passado ela teve um bebê. Ganhei um netinho - o Yohan. Minha outra filha é odontóloga pela UNIP.

Creio que quando minhas filhas eram pequenas, não dei a elas a atenção necessária, talvez por imaturidade, medo, excesso de trabalho, de plantões. A vinda do meu neto é uma segunda chance.

Minha esposa faleceu com câncer de boca. Foi um sofrimento de dezessete anos e isso me influenciou muito, no sentido de procurar descobrir algo que pudesse tratar o ser humano antes da doença aparecer. É horrível para um médico ter um doente na família e não poder ajudar. A impotência leva a um estado depressivo, e isso foi complicado, pois me trouxe problemas sérios no rim. Tive que fazer um transplante renal. Tive pressão alta. Tudo isso originado pelo meu estado emocional. Por isso hoje faço tanta questão de estar mais próximo da minha família, do meu netinho.

Além da minha família, a coisa mais importante da minha vida é a Escola Paulista de Medicina. É minha maior realização pessoal e, principalmente, profissional. Creio que se não tivesse encontrado toda a abertura que encontrei aqui, hoje seria um ortopedista insatisfeito, brigando com os doentes. Ou poderia até mesmo ser um acupunturista escondido, sem poder ensinar, e eu adoro ensinar.

A Escola Paulista de Medicina me deu todas as oportunidades que precisei e tenho certeza de que ainda vai realizar o desejo que tenho de ver a Acupuntura transformar-se numa Disciplina.

A Escola também me permite divulgar nosso trabalho em outros países. No ano passado ganhamos o primeiro lugar com um trabalho desenvolvido aqui. Tenho também implantado vários serviços de Acupuntura em outras faculdades de Medicina com grupos de intercâmbio de Maceió, Fortaleza, Salvador, Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto, Bragança Paulista e de outras cidades. Sinto que estou colaborando para que a UNIFESP seja cada vez mais reconhecida e, além disso, é gratificante ver o nosso trabalho servir de base para ajudar tantas pessoas."

FAÇA SUA HOMENAGEM AO NOSSO QUERIDO DR. PROF. YSAO YAMAMURA

    32 Comentários

  1. User Avatar
    Rosa zimmermann
    03/07/2021

    Meu mestre querido, só gratidão carrego em meu peito Sabendo que cumpriu bem sua missão , espalhando sua sabedoria e que seja recebido com festas e nós carregaremos na memória suas aulas maravilhosas por toda nossa vida também com alegria no coração gratidão

  2. User Avatar
    Marcia Ferreira
    03/07/2021

    Caríssimo Mestre, seus ensinamentos descortinaram brilhantemente muitas questões na Medicina! Imensa gratidão pelo aprendizado do Qi Mental que uso frequentemente na minha prática médica diária, trazendo o que faltava para oferecer aos nossos pacientes um tratamento integral, flexibilizando o raciocínio arcaíco do conceito da doença física exclusiva e jogando luz na medicina da alma. Seu raciocínio lógico torna a MTC bem mais acessível e palatável ao Ocitente e pricipalmente ao aprendiz! Siga em plena Luz realizado o seu trabalho na companhia dos seus!

  3. User Avatar
    Maria Florin
    03/07/2021

    Mis más sentidas condolencias! No perdió a nadie, querida Dra. Marcia, el que murió simplemente se nos adelantó, porque para allá vamos todos. Lo mejor de él sigue en vuestro corazón y en el nuestro. Sé que es difícil creer que ya el Profesor Ysao no esté con nosotros, pero recordemos que nunca morirá aquello que mantengamos vivo en nuestro corazón y en nuestro recuerdo.

  4. User Avatar
    Denise Sarti
    03/07/2021

    Querida Dra Márcia!
    Recebemos essa notícia com muita tristeza!
    Sabemos do teu carinho e da admiração pelo amado pai e nosso mestre Dr Ysao!
    Fica com meu abraço carinhoso e da diretoria do CMARS nesse momento!
    Temos certeza de que ele cumpriu com grandeza sua jornada terrena!

  5. User Avatar
    Ana Jackeline Faulhaber do Vale
    03/07/2021

    Meus sinceros agradecimentos ao professor Ysao que será lembrado pela seu grande legado na acupuntura brasileira.Será lembrado pela sua generosidade e seu compartilhar de saberes.Será lembrado pela sua ousadia de inovar sempre, criando o pronto socorro em acupuntura serviço ímpar na universidade.... deixará muita saudade....meus sentimentos a toda família e a todos nós que ficamos órfãos de alguém que sempre nos inspirou...

  6. User Avatar
    Silmara Pancieri
    03/07/2021

    Dr Ysao sempre será nosso grande mestre na acupuntura, a sua voz, sua simplicidade , seus ensinamentos e humanidade ficará para sempre em nosso registro mental .
    Nós, médicos Acupunturiatras do Espírito Santo, agradecemos as grandes oportunidades e os momentos de grandes ensinamentos em que tivemos a honra de estarmos presentes.
    Nossas condolências à família.

  7. User Avatar
    Maria Aparecida Mesquita Lopes de Azevedo Menezes
    03/07/2021

    Muitíssimo grata prof Ysao por tudo . Desde a primeira vez que assisti uma aula do sr , fiquei encantada. Só tenho a agradecer a Deus pela oportunidade que me deu de conhecer o sr e ter aprendido tanto sobre a MTC . Muito, muito, muito obrigada. Descanse em paz meu amado mestre. Muita luz no seu retorno ao plano espiritual. Aparecida - Aracaju/ SE

  8. Anônimo
    03/07/2021

    Gratidão eterna ,Grande Mestre.
    Nelson Braga Mello e Neuza Marchesi Braga Mello.

  9. Nelson Braga Mello
    03/07/2021

    Gratidão eterna ,Grande Mestre.
    Nelson Braga Mello e Neuza Marchesi Braga Mello.

  10. User Avatar
    Renata Silva Santana
    03/07/2021

    Querido professor Ysao,
    Nunca me esquecerei da primeira vez que o vi e que me apresentou a MTC em 2004, em uma das aulas da Liga Acadêmica de Acupuntura da EPM... O Sr. e sua iluminada filha, abriram para mim as portas para onde sabia que deveria estar. Vocês me fizeram me sentir em casa e aos poucos fui ficando ainda mais apaixonada pela MTC e pela UNIFESP/EPM. Entrar na Liga era um sonho realizado, e estar ao seu lado, recebendo ensinamentos valiosos era magnífico! Passei quase a graduação toda tentando absorver tudo o que pudesse do que vocês nos ensinavam e ficava admirada com sua tamanha simplicidade e amorosidade. Lembro como se fosse ontem! Demorei alguns anos para finalmente entrar na especialização de Acupuntura no Center AO e nunca me esquecerei do seu olhar ao me reencontrar! O Sr. me recebeu e me acolheu de uma forma tão linda! Sei que o sr. tinha certeza que um dia eu estaria lá!
    Agora, chegou o momento de sua partida para o plano celestial... E com muito amor, muito respeito, muita admiração e profunda gratidão por tudo o que fez neste plano, vibro muita luz, muito amor, muito carinho, muita paz, muito Qi a você, querido mestre, e a sua família que sente muito mais a dor de sua ausência neste plano.
    Gratidão profunda e eterna por todos os ensinamentos, por toda sabedoria compartilhada com tamanha serenidade e simplicidade, pelo grande exemplo que nos deixou durante sua jornada no plano terrestre. Levo tudo o que aprendi com o senhor em meu coração.
    Grande Mestre da Acupunturiatria, que enorme honra ter sido sua aluna! Gratidão! Profunda e Eterna Gratidão!!! ❤️❤️❤️❤️

    Querida Márcia, Yohan, Fernando,
    Meus sentimentos mais profundos pela imensa dor que sentem nesse momento...
    Sintam-se abraçados e recebam meu amor, meu respeito, minha admiração e toda a luz e Qi que vibro por vocês.
    Tenho certeza, Márcia, que continuará sua jornada honrando seu pai e seu legado e eu continuarei vibrando muita força, amor, saúde e luz por vocês!
    Eu os admiro muito e desejo do fundo do meu coração que essa dor e a saudade logo se transformem em muita luz, paz, aceitação e amor.
    Que o Pai Celeste os ilumine e abençoe sempre, confortando seus corações.
    Gratidão eterna por tudo!!! Um grande abraço fraterno. Luz e Paz.
    ❤️❤️❤️

  11. User Avatar
    Ellen Onety de Souza
    03/07/2021

    Eterna gratidão ao nosso Mestre Dr Ysao, por ter iluminado o caminho de tantas pessoas , com seus ensinamentos e sabedoria . Vá em PAZ mestre ! Te amaremos sempre !

  12. User Avatar
    Ana Cristina Andrade
    03/07/2021

    Meu agradecimento por ter tido o privilégio de encontrar os ensinamentos do professor Ysao . Sempre profundo nas avaliações e respeitoso diante dos pacientes . Um exemplo de ser humano e médico na essência do significado daquele que busca cuidar do sofrimento do indivíduo que está na sua frente . O curso do Qi Mental ampliou minha alma e minha mente . Serei eternamente grata aos teus ensinamentos . O senhor estará sempre presente em nossas vidas

  13. Ana Paula Lavor
    31/10/2021

    Que história de vida maravilhosa! Gratidão por ter se dedicado tanto ao ser humano e ter colocado a Acupuntura no lugar que ela merece! Quantas maravilhas essa prática chinesa vem trazendo para todos nós! Gratidão!Tenho certeza de que seu retorno à pátria espiritual foi bem celebrada!❤

  14. User Avatar
    Fabrício Osmani Santana Magalhães
    03/07/2021

    Querido professor Ysao Yamamura, é com grande tristeza que deixo os meus sentimentos por sua partida para o plano superior. Que o Pai Celestial o receba com grande alegria por seu retorno. Gratidão por tudo que o senhor fez pela Acupunturiatria no Brasil.

  15. User Avatar
    Flavia Vadas
    03/07/2021

    Gratidão é a palavra que fica. Tenho orgulho de ter sido sua aluna! Seu legado enorme permanecerá eterno. Siga sua viagem de luz em paz!

  16. User Avatar
    Antonio Carlos G Araujo
    03/07/2021

    Mestre Ysao
    Grande competência e dedicação à Medicina e Acupuntura.
    Grande GENIO
    OBRIGA9O POR SUAS OBRAS E SUA FORÇA N9S PROPOSITOS DA V8DA
    A DRA MÁRCIA que gratidão do convívio com um Pai tão dedicado.
    Abraço Fraterno

  17. User Avatar
    Cristina da Costa Peres
    03/07/2021

    Com muita tristeza recebi esta notícia!!!
    A primeira agulha que eu inseri foi junto com ele!!!
    Tive a felicidade de assistir suas aulas e aprender tanto com ele!!
    Me inspiro demais na sua jornada e a forma q ensina e multiplica o conhecimento!!!
    Faço questão de divulgar seu trabalho, de dividir seus microssistemas e incentivar os alunos a fazer os cursos no center AO.
    Sou grata a Deus e ao plano espiritual por poder ter tido a oportunidade de conviver um pouquinho com este grande mestre!! Pra mim o melhor acupunturiatra que existe!!!

    Que Deus conforte o coração de dra Márcia e seus familiares!!!

    Muita luzzzzz!!

  18. User Avatar
    Tarso Virmond
    03/07/2021

    O professor Ysao deixa um legado evolutivo de lealdade e sincero compromisso no alívio do sofrimento até recuperação dos doentes .
    Pessoas assim com ele fazem a diferença !

  19. User Avatar
    Adriana Galiano
    03/07/2021

    Gracias Dr. Yamamura. Su legado con la acupuntura lo mantendrá vivo por siempre. Que Dios lo cobije y en el cielo y le otorgue Paz a su amorosa familia.

  20. User Avatar
    Christiane Couto
    03/07/2021

    Prof. Ysao cumpriu com louvor a missão que escolheu. Plantou inúmeras sementes ao longo de sua jornada, que florescerão indefinidamente, gerando cada vez mais saúde, amor, paz e luz. Recebam meu abraço, orações e as melhores energias. Que o Pai Maior acolha nosso querido Professor e conforte vocês, Márcia, Fernando e Yohan.

  21. Karina Rosires Medaglia
    03/07/2021

    Um mestre não é apenas o que ensina, mas aquele que amplia a visão de seus alunos mudando o seu olhar sobre a vida, dr Ysao segue levando com ele toda a nossa gratidão, seu legado segue vivo em cada um de seus alunos, que essa certeza possa fazer parte do consolo a toda família em especial a dra Marcia Iamamura

  22. User Avatar
    Ana Carolina Sato
    03/07/2021

    Ainda lembro bem, não tinha nem 18 anos quando o professor pegou na minha mão e me ensinou a agulhar e examinar ( profissão essa que sigo até hoje), durante a liga acadêmica assisti inúmeras vezes a mesma aula dele e aprendi a medicina chinesa antes da ocidental... lembro quando ele sumia e estava comendo o que não podia na padaria ou pior, nas pizzadas comia um monte de pizza doce dizendo que o "baço estava pedindo" rs.... Depois começou com uma história de idealista- pragmático e meu Deus como fazia sentido... mas todo ano lá estava ele aprimorando e trazendo conhecimento de forma incrível! E a livre docência, única no mundo?Ahh comemoramos mais que gol da copa !! Lembro quando não me deixou fazer acupuntura direto porque disse que eu tinha de aprender medicina ocidental também, e depois na residência me mandou parar de dar plantão porque isso ia me matar (rs)... lembro das lousas em algoritmos complexos, de dormir na aula da pós ( desculpa professor mas domingo de manhã era fogo), lembro da voz dele falando "e o paciente puft, morre"ou "tem dúvidas? Não tem!",lembro dele sentadinho no ambulatório esperando a Marcia ( e a gente ia ver ele discutir caso porque sabia que ia aprender mais do que qualquer aula de congresso ). Lembramos sim de tudo!
    E apesar da sensação de vazio e da tristeza nós alunos prometemos praticar a medicina como o senhor ensinou e honrar todo o seu legado! Estamos eternamente gratos pelo tempo que dividimos e por todo aprendizado!
    Enviamos nesse momento luz e amor para que o senhor professor continue nos guiando porque grandes almas nunca deixam de servir!

  23. User Avatar
    Márcia de Paiva Torres
    03/07/2021

    Que ele expanda em LUZ,
    gratidão pela sua existência na terra .‍♀️

  24. User Avatar
    Karina medaglia
    03/07/2021

    Pessoas como dr Ysao não morrem, permanecem através do seu legado e no coração de todos que tiveram a oportunidade de serem seus alunos, força a todos os familiares, e Marcia tenha certeza que seu pai esta sendo acolhido em outra dimensão com muito carinho por tudo de bom que fez em sua jornada nesta vida, força a todos!

  25. Maria Zulmira Poinhos Vicente Correia
    03/07/2021

    Dr Ysao Yamamura . Muito obrigada . Grande Mestre!
    Sentida homenagem
    Meus sentimentos

  26. Carlos Levi Terra
    03/07/2021

    Grande mestre, perda irreparável. Gratidão eterna.
    Carlos Levi Terra.

  27. User Avatar
    Celso Ohara Keima
    04/07/2021

    Quero deixar registrado aqui meu testemunho, fruto do seu trabalho incansável, como homenagem e gratidão pelos ensinamentos. Infelizmente não tive o privilégio de conhecê-lo pessoalmente, mas pude conhecê-lo e admirá-lo através das informações e elogios do Dr Edson Sugano, meu professor de formação em Acupuntura em 1998, seu aluno de Acupuntura, em Londrina-Pr.
    Fui aprovado no III TEAC/CMA/AMB em 2001 e, desde então, tenho tido a oportunidade de ajudar os pacientes na sua dor e adoecimento.
    Finalmente no ano passado pude realizar o sonho de me tornar seu aluno, ao participar dos cursos "Meu Consultório de Acupuntura" e "Agulhamento Único".
    Abaixo, mais um de seus ensinamentos que considero fundamentais para as nossas vidas:
    "Construímos tudo do zero. Hoje vocês já tem especialidade médica.
    Tudo é cíclico, Teoria dos Cinco Movimentos.
    O Yang nunca deixará de ser Yang mas cicla com o Yin.
    O Yang encontra moradia no Yin e o Yin precisa da força motriz do
    Yang.
    Inseparáveis. No exagero, adoecemos.
    Juventude que despreza o antigo é o movimento patológico de
    inibição, Filho se volta contra a Mãe.
    Ambos precisam de fraldas.
    O ciclo não termina até que que a vida termine.
    Cuidado com os ciclos patológicos.
    Não existem rebeliões na Natureza. Isso é invenção do Homem que
    quer ser mais soberano que o Céu. Aí chamam de revolução. Pff
    O Xin comanda a fala. É a verdade vinda do Coração. Vem então o que
    está no Shen Qi.
    Tem retidão quando a mãe tiver sido afetuosa
    Nenhum grande líder teve vazio na formação do caráter quando a boa
    mãe esteve presente.
    No ciclo Yang e Yin, quando separam-se é anuncio da morte.
    Já vi isso acontecer.
    Morremos aquela vez.
    O ciclo se repete.
    Cuidado.
    Bebam da Sabedoria do Sagrado
    Abraços a todos os alunos que formei ao longo da vida. Uns tem mais
    cabelo branco que eu. Ou nem tem mais." Ysao Yamamura.
    Gratidão Professor por todos os seus ensinamentos médicos e de vida.

  28. User Avatar
    Tânia Mara Machado Alves
    05/07/2021

    Alguém tão especial quanto o professor Ysao, nunca vai embora totalmente. Ele tornou-se imortal, por sua obra e o legado que deixou.
    O professor foi luz e assim será sempre lembrado por todos que praticam a acupuntura.
    Não há palavra que acalme a dor de ver alguém que amamos tanto, partir para sempre. Peço a Deus que conforte o coração de todos da família.

  29. Lucy Moreira Loesch
    06/07/2021

    Mestre querido,vc que abriu TANTAS PORTAS PARA ÀS CURAS FÍSICAS E EMOCIONAIS,seja recebido pela ESPIRITUALIDADE com às
    Merecidas HONRAS .

  30. User Avatar
    Ana Maria Gomes Alves Pinto
    07/07/2021

    Um ser humano de grande valor , soube realizar seu Talento cuidando de sua família , engrandecendo Medicina como Arte de Curar ou amenizar o Sofrimento , além de compartilhar seu extenso conhecimento com seus Alunos. ! Com certeza continuará a iluminar e brilhar onde estiver ! Siga em Paz , Gratidão !

  31. Adriana Caruso
    11/08/2021

    Meu salvador, medico querido e sabio. Uma grande perda, diria que irreparavel para a populacao e para a comunidade medica como um todo. Acredito que sua energia sera eterna naqueles que ele tocou com agulhas e com palavras. Muita tristeza!!!

  32. Paula Helena Prioste Pertence
    29/08/2021

    Acabei de ver que ele faleceu, pois queria justamente agradecer. Passei com ele criança como paciente, ele fez uma leitura do meu eu com sua sabedoria à luz da medicina chinesa que mudou completamente minha forma de ver a vida e que carrego até hoje. Eterna gratidão a essa pessoa iluminada e imorta.