Preaload Image

Acupuntura é opção de tratamento para dores de cabeça e enxaquecas

Cefaleia ou dor de cabeça é uma condição clínica frequente na população. Pode ser uma entidade clínica de inúmeras causas (vascular, )ou ser sintoma de outro processo em andamento. Por isso é fundamental o médico diagnosticar qual exatamente é a condição pois muitas vezes, o retardo no diagnostico correto leva ao insucesso do tratamento.

Para a Acupuntura, as cefaleias podem ter inúmeras causas pois vários Meridianos ou Canais de Energia, bem como os Zang Fu (Órgãos e Vísceras) podem causar distúrbios na circulação de energia. Ela atua com seu efeito analgésico e anti-inflamatório, fazendo diminuir dose dos medicamentos até sua completa retirada quando possível.

Muitas vezes, a cefaleia acompanha outros sintomas, como no caso da Tensão Pré Menstrual (TPM). Assim, é necessário tratar a desarmonia existente no Gan (Fígado) para que haja melhora na cefaleia.

Terapia oriental pode ajudar pacientes com dores crônicas de origens energética e inflamatória

Poucas pessoas podem dizer que nunca sofreram com uma dor de cabeça. Algumas cefaleias, inclusive, chegam nas horas mais inapropriadas. Porém, para alguns essas dores podem comprometer o dia-a-dia, os condicionando constantemente a tomar medicações e se ausentar da rotina. Nestes casos, a acupuntura pode ser a resposta para obter melhor qualidade de vida.

O tratamento com acupuntura é indicado para cefaleias e enxaquecas oriundas de origem energética (alteração nos meridianos) e inflamatória. A eficácia do método está em seu efeito analgésico e anti-inflamatório, tornando-se uma alternativa ao uso excessivo de medicamentos com bons resultados.

Segundo a acupunturista e vice-coordenadora do Curso de Especialização em Desenvolvimento em Acupuntura do Center AO, Dra. Márcia Lika Yamamura, um cuidado a ser tomado é não colocar todo o tipo de cefaleias na mesma categoria. “Existem inúmeras causas para a dor de cabeça, desde estados emocionais, cansaço, fadiga, sono, estresse, tensão, fome, até sintoma que acompanha outras doenças como hipertensão, diabetes ou tumores. Quando é consequente a uma doença de base, esta deve ser tratada primariamente” explica.

Com o diagnóstico em mãos, segue-se o tratamento. Em casos comuns ou dores crônicas, as sessões são realizadas semanalmente, em condições agudas ou severas, as sessões podem ser feitas até três vezes por semana e normalmente duram entre 30 e 50 minutos. Segundo a Dra. Márcia, com um mês de tratamento o paciente sente melhora em seu dia a dia e que com seis meses os resultados podem ser sentidos de forma permanente. “Todos os tipos de dores de cabeça não podem e não devem ser encaixados em um mesmo diagnóstico. A acupuntura tem um bom resultado na enxaqueca, por exemplo. No entanto, devem-se realizar outros diagnósticos diferenciados para descartar doenças graves que cursam a enxaqueca”, explica.

Saiba como a acupuntura atua nos tipos de dores de cabeça

Indicada para diversos tipos de dores de cabeça, confira abaixo como a acupuntura pode atuar e melhorar as dores de cabeça mais comuns:

Enxaqueca

Com crises que podem durar de 4 a 72 horas com característica pulsátil e dor moderada, a enxaqueca pode ser trata da com a acupuntura e trazer bons resultados. Neste caso, a sessão de acupuntura dura de 30 a 50 minutos, em geral é feita uma vez por semana. Casos mais urgentes podem ter retorno de duas a três vezes na semana na fase mais aguda.

Tensional

Contração muscular ou mesmo tensões emocionais podem desencadear a cefaleia e provocar dores leves ou moderadas devido à compressão de artérias, o que pode gerar um processo doloroso para o paciente. A acupuntura pode ajudá-lo a melhorar o quadro das dores e sua qualidade de vida, além de ser uma aliada para o tratamento junto com mudança de hábitos.

Estresse

Raiva, preocupação, alterações de humor, ansiedade, medo, irritabilidade entre outras causas podem desencadear a dor de cabeça por estresse. Para combater e aliviar dores, a acupuntura pode ser uma grande aliada para tratamentos de cefaleias que podem ter causas emocionais. Na Medicina Chinesa, as emoções podem ser associadas à desarmonia e, neste caso, a acupuntura é uma das alternativas para regular as funções energéticas do corpo, além de ajudar o paciente a relaxar.

MAIS DE 6000 MÉDICOS

Acupunturistas formados pelo Center AO

CURSOS PRESENCIAIS

07
out
Eletroacupuntura e Acupuntura Escalpeana
8:00 am - 12:00 pm
Rua Afonso Celso, 552 – 6º andar – Vila Mariana CEP 04119-002 – São Paulo – SP
07
out
Mobilização de Qi Mental – Psicólogos e Terapeutas
7:00 pm - 6:00 pm
Rua Afonso Celso, 552 – 6º andar – Vila Mariana CEP 04119-002 – São Paulo – SP
21
out
Afecções Psicobiológicas
8:00 am - 6:00 pm
Rua Afonso Celso, 552 – 6º andar – Vila Mariana CEP 04119-002 – São Paulo – SP
""
1
NOME
DD
TELEFONE
0 /
Previous
Next

CURSOS ONLINE

Preencha seus dados e uma de nossas consultoras
entrará em contato (11) 5539-5945

""
1
NOME
DD
TELEFONE
0 /
Previous
Next

TELEFONE

(11) 5539-5945

E-MAIL

secretaria@center-ao.com.br