Existem duas maneiras de entender como a Acupuntura funciona. A forma ocidental, cientifica, descreve as bases fisiológicas da acupuntura.
A inserção da agulha de acupuntura estimula terminações nervosas que existem na pele e nos tecidos ao redor; este estimulo segue pelos nervos periféricos ate o sistema nervoso central (medula e cérebro) e libera substâncias químicas(neurotransmissores), promovendo efeitos analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular.
A Acupuntura também possui ação moduladora sobre as emoções, sistema endócrino e imunológico, atuando em diversas funções orgânicas.
A forma oriental, energética, descreve 3 pilares da Medicina Tradicional Chinesa, as Energias Yang e Yin, Teoria dos Cinco Movimentos e Teoria dos Zang Fu (Órgãos e Vísceras).
Existem Canais de Energia ou Meridianos pelos quais circula a Energia (Qi) e nos quais situam-se os pontos de acupuntura. As desarmonias são resultados do desequilíbrio das Energias Yang e Yin que afeta a fisiologia energética dos Zang Fu (Órgãos e Visceras), causando sintomas e doenças.