Especialização em Desenvolvimento em Medicina Chinesa e Acupuntura (6º Aula)

Especialização em Desenvolvimento em Medicina Chinesa e Acupuntura

O curso tem como meta capacitar médicos de todas as especialidades nas técnicas de acupuntura, e servir como Preparatório para Prova de Título de Especialista em Acupuntura (TEAC).

Temos o maior índice de aprovação e as melhores colocações nesse exame. O curso é reconhecido e chancelado pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA).

O CURSO QUE MAIS APROVOU NO TEAC

Coordenação – Prof. Dr. Ysao Yamamura

Pós gradução em acupuntura

Prof. Dr. Ysao Yamamura é presidente-fundador do Center-AO (Centro de estudo e pesquisa em medicina chinesa em acupuntura), Professor Associado Livre Docente e Chefe do Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Dedica-se inteiramente ao ensino e à pesquisa em Medicina Chinesa e Acupuntura, orientando teses de mestrado e doutorado no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP e co-orientando diversas teses conduzidas em outras disciplinas e departamentos na área de acupuntura. Vários de seus trabalhos mereceram prêmios em âmbito internacional.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO

 PANORAMA DA ACUPUNTURA MÉDICA NO BRASIL

Na aula inaugural do curso, o Prof. Dr. Ysao Yamamura apresenta a história da Acupuntura Médica no país e no mundo, relatando como e quando a Acupuntura foi introduzida por ele na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM). Serão apresentadas aos iniciantes as áreas de atuação da acupuntura como analgesia clínica e cirúrgica, cuidados paliativos e como ferramenta no Pronto Atendimento.

 BASES CIENTÍFICAS DA ACUPUNTURA

Panorama atual da pesquisa clínica e laboratorial realizada pelo Prof. Dr. Ysao Yamamura e equipe, com apresentação dos trabalhos científicos premiados em congressos nacionais e internacionais, texto elaborado de sua Livre Docência em Acupuntura e linhas de pesquisa existentes sob sua supervisão.

 BASES DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

Teoria do Yang e do Yin, Cinco Movimentos e Zang Fu (Órgãos e Vísceras) são o alicerce para o aprendizado da Medicina Tradicional Chinesa e Acupuntura. Com esses conceitos outro paradigma é introduzido para que o raciocínio energético seja possível e, portanto, a compreensão das doenças sob outro enfoque.

 ESTUDO DOS MERIDIANOS E PONTOS DE ACUPUNTURA

Para obter-se o tratamento por acupuntura, é necessário além do diagnóstico preciso, segundo a propedêutica específica, o conhecimento dos Meridianos ou Canais de Energia. Os pontos de acupuntura estão situados ao longo dos Canais de Energia e seu estudo deles permite conhecer funções específicas para o tratamento das doenças.

 MECANISMO NEUROHUMORAL DE AÇÃO DA ACUPUNTURA

Estudo das principais vias nervosas e humorais envolvidas no mecanismo de ação da Acupuntura. Tipos de fibras nervosas estimuladas, portão da dor, ascensão pela medula espinal até o encéfalo e neurotransmissores envolvidos.

 FISIOLOGIA ENERGÉTICA E MECANISMO ENERGÉTICO DE AÇÃO DA ACUPUNTURA

Início ao raciocínio da Medicina Tradicional Chinesa. Formação das Energias vindas do ar inspirado, da alimentação e Energia de Defesa; concepção, fases da vida e como órgãos e vísceras interagem entre si.

 ESTUDO DOS MERIDIANOS DISTINTOS, CURIOSOS E INTEGRAÇÃO COM OS MERIDIANOS PRINCIPAIS

O grande diferencial dessa escola é a nova concepção dada aos Canais Distintos, Curiosos e Principais. O estudo da integração entre eles, considerando três níveis diagnósticos garantem ao médico acupunturista, o raciocínio correto e completo para solução de problemas.

 MORFOLOGIA APLICADA À ACUPUNTURA. LOCALIZAÇÃO SEGUNDO AS REFERÊNCIAS ANATÔMICAS DOS PRINCIPAIS PONTOS DE ACUPUNTURA

Estudo sobre a localização dos principais pontos de acupuntura e como identificá-los, segundo as estruturas anatômicas existentes. Organizamos a descrição da localização dos pontos, segundo a anatômia vigente para padronização.

 EFEITOS ADVERSOS DA ACUPUNTURA E MORFOLOGIA

Importância da inserção correta dos pontos de acupuntura e do raciocínio segundo os preceitos da Medicina Tradicional Chinesa para que não ocorram erros diagnósticos e iatrogenia (lesões vasculares, nervosas, pneumotórax, tamponamento cardíaco, abortamentos).

 FISIOPATOLOGIA ENERGÉTICA DAS ALGIAS PERIFÉRICAS E VISCERAIS

Estudo das dores do sistema musculoesquelético e de dores viscerais, como cólica renais e biliares, dismenorreia etc. O médico aprenderá a utilizar acupuntura como técnica de atendimento no Pronto Socorro de Acupuntura.

 CONCEPÇÃO E ESTUDO DOS ZANG FU (ÓRGAOS E VÍSCERAS) E SÍNDROMES DOS ZANG FU

Estudo dos Zang Fu (Órgãos e Vísceras), um dos alicerces da Medicina Tradicional Chinesa. Suas relações com as estruturas orgânicas, funções psíquicas, sabores e cores. Após a fisiologia, inicia-se o estudo da fisiopatologia e de suas síndromes.

 ETIOPATOGENIA ENERGÉTICA

Fatores de adoecimento da Medicina Tradicional Chinesa englobam erros inatos, alimentação desregrada, fatores externos (Frio, Vento, Calor, Umidade, Secura) e, principalmente, estados emocionais intensos e reprimidos.

 SEMIOLOGIA E PROPEDÊUTICA

Estudo da semiologia e propedêutica específica da Medicina Tradicional Chinesa. Estudo das cores do rosto, da tez, da marcha, voz, postura, análise da língua e pulso.

 ESTUDO DAS DOENÇAS

Análise das doenças mais prevalentes de todas as especialidades sob a visão da Acupuntura e como tratá-las.

 TÉCNICAS DA ACUPUNTURA

  • Auriculoterapia
  • Acupuntura Escalpeana
  • Eletroacupuntura
  • Fitoterapia
  • Moxabustão
  • Sangrias
  • Ventosas

 ASPECTOS OCIDENTAIS DA PRÁTICA DA ACUPUNTURA

  • Bioética em Acupuntura
  • Boas práticas da Acupuntura, exigências da Vigilância Sanitária
  • Legislação da Acupuntura, panorama da remuneração pelos convênios
  • Metodologia de pesquisa clínica e experimental em Acupuntura
  • Medicina Baseada em Evidências.
  • Pesquisa qualitativa em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa

O valor da matricula não é reembolsado em caso de desistência por parte do aluno.

Hora de Início

9:00 am

10/08/2019

Tempo de conclusão

12:00 pm

11/08/2019

    4 Comentários

  1. Bom dia, me chamo Carol Saito, sou formada em medicina há um ano e tenho interesse no curso.
    Queria maiores informações sobre a carga horária. Vi que inicia em março e finaliza em setembro de 2020, porém queria saber sobre como é distribuida a carga horária semanal e como pode-se fazer o pagamento.

    Grata.

  2. Boa tarde,
    Por favor, gostaria de confirmar se o curso acontece somente aos sábados, e quantas horas por aula.
    Para mim interessa o curso e horários no final de semana.
    Obrigada

  3. Bom dia. Gostaria de maiores informações sobre o curso de Acupuntura como dias e horários que ocorrem as aulas e o valor da mensalidade. Grato Marcos.

Deixe uma resposta