Preaload Image

O QUE É ACUPUNTURA E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

A acupuntura torna-se cada vez mais reconhecida e respeitada, mundialmente. Nas Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro, havia médicos acupunturistas à disposição de atletas durante as competições esportivas. Michael Phelps e Alex Naddour, usuários da técnica chinesa de ventosa terapia, fizeram com que os noticiários fossem invadidos com debates acalorados.

Príncipe William defende a acupuntura
Príncipe William

O príncipe William é um feroz defensor da acupuntura, como parte de sua simpatia pela medicina holística. Em discurso na sua Fundação de Saúde Integrada (FIH), apelou a uma maior integração da medicina complementar em cuidados de saúde no Reino Unido em uma tentativa de combater os crescentes problemas de saúde, como a obesidade infantil. Ele é um proeminente defensor de terapias alternativas, como homeopatia e acupuntura, combinadas com tratamentos convencionais.

E o que é acupuntura?

Antes de definir acupuntura, precisamos entender o que é saúde:

Saúde é a energia interna do organismo, equilibrada e em harmonia com as energias do ambiente. Quando essa harmonia está presente e em equilíbrio, não existem dores nem doenças.

Acupuntura é justamente a técnica médica que equilibra e harmoniza a energia interna do organismo com as energias do ambiente, por isso, a utilização da acupuntura é benéfica para tratar dores e doenças, e principalmente, agir de forma holística-preventiva para evita-las.

A Acupuntura faz parte da Medicina Tradicional Chinesa que abrange a massagem (Tuina, Do-in, Shiatsu), alimentação, uso de ervas (Fitoterapia chinesa), meditação, atividade física (Lian Gong, Chi Kung). Reconhecida como especialidade médica, desde 1995, a acupuntura utiliza a inserção de agulhas na superfície do corpo para tratar e prevenir doenças, promovendo a saúde.

Estresse e insônia, por exemplo, são sintomas que podem ocasionar doenças graves se não forem tratados de forma eficaz. A atriz Julianne Moore tratou com acupuntura a insônia que passou a ter depois da morte da mãe, e recuperou a qualidade do seu sono e sua tranquilidade. Kim Kardashian quando estava grávida de sua primeira filha, fez acupuntura para relaxar durante a gestação.

SigourneyWeaver e Acupuntura
Sigourney Weaver

A atriz Sigourney Weaver afirma: “O corpo é um instrumento incrível com grandes propriedades de auto cura, e a acupuntura e a massagem ajudam o corpo a recuperar força e saúde. Eu prefiro isso do que ter o meu corpo cheio de produtos químicos”.

Stephen Collins, ator e escritor norte-americano postou no twitter: A acupuntura é como tirar férias ao longo do meu dia. Para aqueles que nunca fizeram isso, vão se surpreender”. Em outro post, ele afirmou que “a acupuntura ajudou com a sua dor nas costas, fadiga e insônia”. O ator Tim Daly disse em uma entrevista que agradece a Deus pela acupuntura. “Tem em torno de 2000 anos e as pessoas a usam o tempo todo para uma variedade de curas e evitar doenças. A medicina oriental não é apenas sobre a cura de uma doença, é muito mais, trata-se de manter o corpo saudável.”

A ação da acupuntura no organismo

Para a Medicina Tradicional Chinesa, corpo e mente são inseparáveis. Por isso, um dos aspectos fundamentais da acupuntura é que ela, de fato, investiga e inspeciona o paciente. Sabe aquele desejo que todo mundo tem de encontrar um médico que realmente olhe para o paciente e examine? A acupuntura parte desse princípio de diagnóstico: observar a face, a língua, os olhos, a cor da pele, a voz, a postura, secreções e excreções para entender as mudanças patológicas dos órgãos internos.

As mudanças do interior se refletem no exterior.

Através dessa inspeção, é possível perceber as alterações de Yin e Yang, que segundo a Medicina Tradicional Chinesa, são polos opostos de uma energia chamada Qi (pronuncia-se tchi), presente em tudo no Universo. Alguém com muito Yang, por exemplo, poderá ser agitado. Ou com muito Yin, sentir desânimo. O balanço adequado de Yin e Yang, contudo, ainda não é suficiente. Entre um extremo e outro, de acordo com a filosofia chinesa, existem cinco diferentes estados de energia, correspondentes a cinco elementos: madeira, terra, metal, água e fogo.

A madeira alimenta o fogo; o fogo, por intermédio da cinza, forma a terra; a terra gera o metal; o metal derrete e vira água; e a água alimenta a madeira. Mas, ao mesmo tempo em que um elemento produz o outro, eles também se anulam: o fogo derrete o metal e este corta a madeira; a madeira invade a terra, que represa a água; a água finalmente apaga o fogo.

Cada uma dessas energias controla um dos órgãos que regem a orquestra do organismo: os rins, o baço, o fígado, os pulmões e o coração. Uma doença nunca afeta uma parte do corpo, isoladamente. Por exemplo: o pulmão é metal – logo, ele alimenta os rins, que são água. Isso significa que um pulmão fraco enfraquece os rins. E como os rins controlam os ossos, esses também se prejudicam.

Essa é a base do conhecimento que faz a acupuntura recuperar o organismo como um todo, reforçando o sistema imunológico e beneficiando pessoas com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos, ortopédicos e até mesmo dermatológicos.  É utilizada também para curar vícios como alcoolismo, tabagismo e dependência de drogas.

Quando se compreende a ação holística de harmonizar a energia do organismo, entende-se a extensa gama de benefícios da acupuntura, ao agir, inclusive na redução da dor em casos de fibromialgia (síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura), osteoartrose e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.

Benefícios da acupuntura estética

Madonna e a Acupuntura Cosmética Facial
Madonna

A acupuntura estética estimula a produção de colágeno e elastina, e aumenta o fluxo de energia e sangue para o rosto. A pele apresenta-se firme e com mais tonicidade muscular. Os poros ficam mais fechados e ocorre a melhora da cor facial. Ao melhorar a circulação sanguínea e linfática, há um aumento expressivo do bem-estar no corpo todo. Esse bem-estar garante noites de sono mais tranquilas e, consequentemente, domínio e controle do estresse. A acupuntura estética é cada vez mais procurada por pessoas cuja aparência é vital para o seu trabalho e querem alcançar isso de uma forma holística, com a melhora da saúde em todos os níveis.

Madonna utiliza a acupuntura como facelift e disse à revista Rolling Stones: “Todos os bailarinos se machucam ou tem contusões, para lidar com eles, fazemos acupuntura e terapia”. Gwen Stefani usa acupuntura quase todos os dias para se livrar das enxaquecas que passou a ter após suas gestações, e leva o filho Apollo para receber acupuntura pediátrica. Kelly Osbourne, filha de Ozzy Osbourne, atriz, cantora e designer de moda britânica, é uma grande usuária de acupuntura e técnicas chinesas de tratamento e prevenção.

Quem são os médicos que comandam o Center AO?

O Prof. Dr. Ysao Yamamura, premiado internacionalmente, é o presidente-fundador do Center AO. É Professor Associado Livre Docente e Chefe do Setor de Medicina Chinesa-Acupuntura do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Dedica-se, inteiramente, ao ensino e à pesquisa em Medicina Chinesa e Acupuntura. É orientador de teses de mestrado e doutorado no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP e co orientador de diversas teses conduzidas em outras disciplinas e departamentos na área de acupuntura. Dr. Ysao teve o privilégio de receber o amigo Dalai Lama em seu consultório e aplicar-lhe uma seção de acupuntura.

Dra. Marcia Lika Yamamura é professora da Escola Paulista de Medicina e possui graduação pela Universidade Federal de São Paulo (1997), com diversas especializações em Acupuntura pela Universidade Federal de São Paulo.

Leia mais: A trajetória do Mestre em Acupuntura

MAIS DE 6000 MÉDICOS

Acupunturistas formados pelo Center AO

CURSOS PRESENCIAIS

02
dez
Inteligência de Negócios e Gestão da Carreira Médica
8:00 am - 6:00 pm
RUA AFONSO CELSO, 552 – 6º ANDAR – VILA MARIANA CEP 04119-002 – SÃO PAULO – SP
""
1
NOME
DD
TELEFONE
0 /
Previous
Next

CURSOS ONLINE

Preencha seus dados e uma de nossas consultoras
entrará em contato (11) 5539-5945

""
1
NOME
DD
TELEFONE
0 /
Previous
Next

TELEFONE

(11) 5539-5945

E-MAIL

secretaria@center-ao.com.br